top of page

Eisstocksport é tema de monografia na Unisc

11 de dezembro de 2015

O estudante Roque Sehnem Junior apresentou na noite de quarta-feira o Trabalho de Conclusão do Curso de Fisioterapia na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A Prevalência de Lesões em Jogadores de Eisstocksport no Município de Santa Cruz do Sul foi o tema da tese orientada pelo professor Daniel Fernando Cruz. A pesquisa sobre o esporte, genuinamente alemão, foi desenvolvida com 30 atletas do Departamento de Stocksport do Centro Cultural 25 de Julho. Essa é a primeira publicação de que se tem conhecimento sobre o tema no Brasil.


Roque explica que a ideia surgiu em uma aula de Fisioterapia Desportiva, onde o professor questionou quais esportes a fisioterapia poderia atuar, além dos mais conhecidos, como futebol e voleibol. “Acabou surgindo o nome do eisstocksport. Foi aí que me lembrei de conhecidos que praticam e como estava para começar meu projeto achei interessante realizar a pesquisa, já que o esporte é tão praticado aqui em nossa região, mas poucas pessoas sabem do que se trata”, recorda o estudante.


Conforme ele, a análise da prevalência de lesões no eisstock é de extrema importância para diminuir a incidência delas durante a prática, conscientizando o atleta de que um programa de treinamento específico, além de diminuir o risco de lesões, pode aprimorar a técnica e aumentar o interesse da comunidade no esporte.

Para o professor Daniel Cruz essa foi uma forma encontrada para aproximar o aluno da comunidade, desenvolvendo o lado comunitário da profissão e preparando o mesmo para uma futura inserção na atuação fisioterapêutica dentro da área esportiva.


TCC de Roque Junior é o primeiro sobre eisstocksport no Brasil

“Pelo questionário aplicado foi possível verificar que aspectos como carga de treinamento, atividades físicas associadas, técnica de arremesso e frequência semanal de treinamento podem interferir na causa das lesões e que a maneira como são tratadas merece uma atenção. A partir deste primeiro estudo novas ideias já surgiram como a proposta de uma cartilha de orientações e novos estudos sobre o assunto”, analisa Cruz.


O presidente da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport (FGDE), Sergio Böhm, fez parte da banca avaliadora. “Para o eisstocksport a iniciativa foi excelente. Além do ineditismo, este estudo vai auxiliar nossos atletas na prevenção de lesões. A intenção, a partir do trabalho do Roque, é firmarmos uma parceria com o curso de Fisioterapia da Unisc. E no próximo ano, em alguns dos nossos torneios, estudantes e professores estarem presentes para orientações. A integração com a nossa Universidade, sempre voltada aos anseios de nossa comunidade, é também um marco para o esporte”, completa Böhm. O atleta Eduardo Schuster também acompanhou a defesa.


O TCC de Roque Junior foi aprovado, mas a nota do trabalho, que é requisito para obtenção do grau de bacharel em Fisioterapia, só deve sair em 10 dias.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page